quarta-feira, 17 de junho de 2009

Reactores Nucleres

O que é um reactor nuclear

Um reactor nuclear, é uma câmara de resfriamento hermética, blindada contra a radiação, onde é controlada uma reacção nuclear para a obtenção de energia, produção de materiais fissionáveis como o plutónio para armamentos nucleares, propulsão de submarinos e satélites artificiais ou para pesquisas.

Uma central nuclear pode conter vários reactores. Actualmente apenas os reactores nucleares de fissão são empregados para a produção de energia comercial, porém os reactores nucleares de fusão estão sendo empregados em fase experimental.

De uma forma simples, as primeiras versões de reactor nuclear produzem calor dividindo átomos, diferentemente das estações de energia convencionais, que produzem calor queimando combustível. O calor produzido serve para ferver água, que irá fazer funcionar turbinas a vapor para gerar electricidade.

Um reactor produz grandes quantidades de calor e intensas correntes de radiação neutrónica e gama. Ambas são mortais para todas as formas de vida mesmo em quantidades pequenas, causando doenças, leucemia e, por fim, a morte. O reactor deve estar rodeado de um espesso escudo de cimento e aço, para evitar fugas prejudiciais de radiação. As matérias radioactivas são manejadas por controlo remoto e armazenadas em contentores de chumbo, um excelente escudo contra a radiação.






Tipos de reactores nuclares

LWR - Light Water Reactors: Utilizam como refrigerante e moderador a água e como combustível o urânio enriquecido. Os mais utilizados são os BWR (Boiling Water Reactor ou Reactor de água em ebulição ) e os PWR (Pressure Water Reactor ou Reactores de água a pressão), estes últimos considerados actualmente como padrão. Em 2001 existiam 345 em funcionamento.

CANDU - Canada Deuterium Uranium: Utilizam como moderador água pesada (cuja molécula é composta por dois átomos de deutério e um átomo de oxigénio) e como refrigerante água comum. Como combustível usam urânio comum. Existiam 34 em operação em 2001.

FBR - Fast Breeder Reactors: Utilizam neutrões rápidos no lugar de térmicos para o processo da fissão. Como combustível utilizam plutónio e como refrigerante sódio líquido. Este reactor não necessita de moderador. Apenas 4 em operação em 2001.

HTGR - High Temperature Gás-cooled Reactor: Usa uma mistura de tório e urânio como combustível. Como refrigerante utiliza o hélio e como moderador grafite. Existiam 34 em funcionamento em 2001.

RBMK - Reactor Bolshoy Moshchnosty Kanalny: Sua principal função é a produção de plutónio, e como subproduto gera electricidade. Utiliza grafite como moderador, água como refrigerante e urânio enriquecido como combustível. Pode recarregar-se durante o funcionamento. Apresenta um coeficiente de reactividade positivo. Existiam 14 em funcionamento em 2001.

ADS - Accelerator Driven System: Utiliza uma massa sub crítica de tório. A fissão é produzida pela introdução de neutrões no reactor de partículas através de um acelerador de partículas. Ainda se encontra em fase de experimentação, e uma de suas funções fundamentais será a eliminação de resíduos nucleares produzidos em outros reactores de fissão.





WWER-1000 (Water-Water Energetic Reactor, força eléctrica de 1000 mega watt) é um reactor russo de energia nuclear do tipo PWR


trabalho realizado por: Hugo Rodrigues e Pedro Barata

Sem comentários:

Enviar um comentário