quarta-feira, 17 de junho de 2009

AIRBAG

Airbag: benificios e funcionamento
Este dispositivo é constituído de pastilhas de azoto(nitrogénio) que são accionadas por uma descarga elétrica pela central eletrónica dentro de um balão de ar muito resistente, que é o próprio Airbag, este por sua vez enche-se rapidamente amortecendo assim o choque e evitando que motorista e passageiros sofra danos físicos principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o sufocamento o Airbag vai perdendo pressão após o accionamento.
Que benificios advêm da utilização do airbag?
Os airbags são um adicional ao cinto de segurança em reduzir a chance de que a cabeça e a parte superior do corpo de um ocupante bata em alguma parte do interior do veículo. Eles também ajudam a reduzir o risco de lesões graves distribuindo as forças da batida mais uniformemente ao longo do corpo do ocupante.
“Um estudo recente concluiu que cerca de 6.000 vidas já foram salvas graças aos airbags.”
Entretanto, o número exacto de vidas salvas é quase impossível de se calcular.

Como se enche o airbag?
Para que condutor e passageiros embatam nos airbags é necessário que estes se encham muito depressa: 25 milésimos de segundo, cinco vezes mais rápido que um piscar de olhos. A reacção química escolhida para encher o airbag tão rapidamente foi a decomposição de azida de sódio.
A azida de sódio é um composto químico muito instável e tóxico, constituído por átomos de sódio e de nitrogénio (NaN3). No sistema de airbag a azida de sódio encontra-se num pequeno contentor, juntamente com nitrato de potássio (KNO3) e óxido de sílicio ( SiO2). Quando acontece a activação do airbag, ocorre uma ignição electrónica que aquece a azida de sódio a mais de 300 °C. Esta temperatura desencadeia a reacção química de decomposição da azida de sódio em sódio metálico (Na) e em nitrogénio molecular (N2).
O nitrogénio molecular é libertado como um gás, que rapidamente enche o airbag. É no entanto necessário ter cuidado com o sódio, que é um metal muito reactivo. Este reage rapidamente com nitrato de potássio, libertando mais nitrogénio molecular, óxido de sódio e óxido de potássio. Finalmente estes óxidos reagem com o óxido de silício formando-se vidro em pó.
O vidro formado é filtrado de forma a não entrar na almofada. O nitorgênio molecular é um gás inerte e não combustível. Em caso de colisão o nitorgênio não reage, pelo que não é um perigo para o condutor e passageiros. Quase ao mesmo tempo que a almofada se enche começa a esvaziar de forma controlada, outra forma de amortecer o choque.
Tiago Pinto

1 comentário:

  1. Quase 2 anos após a publicação deste "delicioso" post, eu ainda acho que é uma excelente oportunidade de parabenizar o autor do mesmo.

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