quarta-feira, 24 de junho de 2009

Evolução do Universo


O Universo se encontra em expansão, ou seja, que as galáxias estão se afastando uma das outras.
Podemos pensar na evolução actual do Universo como um filme. Rodando o filme ao contrário percebemos que no passado as galáxias estavam mais próximas umas das outras e consequentemente houve um momento onde todas as galáxias estavam juntas! Este seria o instante inicial do filme e o tempo decorrido a partir deste instante inicial até o presente é o que chamamos de idade do Universo.
À medida que rodamos o filme do Universo ao contrário notamos que, como as galáxias ficam mais próximas umas das outras, o Universo fica cada vez mais denso. Também, devido à esta compressão, o Universo fica mais quente, da mesma maneira que quem já encheu pneu de bicicleta com uma bomba manual de ar verifica que a bomba se aquece devido à compressão do ar. Levando esta situação perto do início, concluímos que o Universo começou sua evolução a partir de um estado extremamente quente e denso. Por este motivo a teoria que descreve esta evolução é denominada de Big Bang, nome dado pelo físico teórico George Gamow, que fez importantes trabalhos na área de Cosmologia.
Quando esquentamos o gelo, ele derrete formando água e se continuamos a esquentar a água ela evapora. O gelo, a água e o vapor são diferentes fases da água. Da mesma maneira, o Universo passou por diferentes fases dependendo de sua temperatura em um momento particular. De fato, como veremos mais adiante, o Universo infante foi uma sopa quentíssima de partículas elementares. A Teoria da Gravitação suplementada de medidas observadoras e de uma Teoria da Física de Partículas Elementares fornece um modelo para a evolução do Universo, o chamado Modelo Cosmológico Padrão, nome mais pomposo que apenas Big Bang. Eis novamente a conexão entre o micro e o macro cósmico. Veremos adiante quais são as consequências observadoras deste modelo.

Ivo Cardoso




Sem comentários:

Enviar um comentário