quarta-feira, 24 de junho de 2009

Constituição de um Cometa

Constituição de um Cometa

Um cometa é um pequeno corpo celeste, com órbitas elípticas, constituídos por gelo, e que possuem uma cauda ao passar pelo sol.
Esta cauda forma-se devido à constante erupção do sol, as suas explosões emitem radiação (vento solar), que conforme o degelo do cometa vai arrastando consigo os cristais de gelo, vapores e gases do próprio cometa.

Um cometa é constituído por três partes:

´- Cauda: A cauda é provocada pela acção dos ventos solares, por isso nas proximidades do sol a cauda aumenta, pois a densidade dos ventos solares é maior. Em cada passagem pelo sol acredita-se que o núcleo do cometa diminui alguns metros. Os cometas possuem dois tipos de caudas: uma constituída de poeira neutra e a outra de plasma, isto é, electrões e gases ionizados. A primeira de cor amarela que reflecte a luz solar e a segunda em tom azulado, produzida principalmente pelo CO. A cauda é formada pela pressão electromagnética (exercida pela luz), e pelo vento solar. É oposta à atracção gravitacional, ou seja, aponta sempre na direcção radial contrária à do sol.

- Núcleo: Sólido e com poucos quilómetros de diâmetro. A matéria que compõe a formação dos núcleos corresponde a uma espécie de gelo sujo com massa variando de 1,0kg a algumas dezenas de toneladas.

- Cabeleira ou Coma: Aparece sob a forma de nebulosidade sobre o núcleo. Como uma espécie de atmosfera que pode ter um volume muito maior que o da terra. É mais brilhante do que a cauda, a qual dá origem. A presença predominante de componentes simples, a base de hidrogénio (até neutro) e de oxigénio, revela que a constituição do cometa é água em dois estados, não existindo esta em estado líquido.


Curiosidades:
Dois dos cometas mais conhecidos, e avistados no Hemisfério Norte são:
HALLEY (1986)
HALE-BOPP (1996)


Trabalho realizado por: Hugo Azevedo e Hugo Azevedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário