quarta-feira, 6 de maio de 2009

Alimentos Transgénicos – Devemos consumi-los?

Os alimentos transgénicos são alimentos que são alterados geneticamente em laboratório. Com esta alteração pretende-se que sejam mais resistentes às pragas de insectos e ás grandes quantidades de pesticidas a que estão sujeitos. Esta alteração também faz com que os alimentos geneticamente alterados se desenvolvam mais rapidamente e com tamanho e peso acima da média.

Esses alimentos podem causar alguns impactos ambientais, nomeadamente o aparecimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas, tal como a poluição de terrenos, lençóis de água, perda natural da fertilidade dos terrenos e também da biodiversidade.
Os alimentos transgénicos também podem trazer algumas consequências graves para a saúde, alguns estudos realizados revelaram que algumas variedades de alimentos transgénicos podem prejudicar gravemente o tratamento de algumas doenças, tanto no homem como nos animais. Algumas dessas culturas contêm genes que resistem a antibióticos.
Portanto, enquanto os estudos não revelarem se os alimentos trangénicos fazem bem ou mal, como precaução não os devemos ingerir. Enquanto as empresas não garantirem a qualidade desses alimentos devemos evitar a sua compra e o seu consumo, assim evitamos também que sejam plantados e ajudamos na protecção do meio ambiente.




Ricardo Feiteira

Sem comentários:

Enviar um comentário