quarta-feira, 6 de maio de 2009

Como funciona o congelador?

Um refrigerador doméstico guarda os alimentos a uma temperatura que vai de 3 a 5 ºC. Nestas temperaturas, as actividades dos micros organismos responsáveis pela destruição dos alimentos não cessam, mas tornam-se mais lentas. Os alimentos podem permanecer comestíveis por alguns dias.

Um refrigerador doméstico é uma máquina composta basicamente de um fluido refrigerante que é forçado a percorrer um circuito tubular contendo, em regiões distintas, um compressor, um condensador, um tubo capilar (ou uma válvula de expansão) e um evaporador.

O fluido refrigerante deve possuir características especiais como, por exemplo, baixa temperatura de vaporização (ou de condensação). Deve requerer pressões relativamente baixas para passar do estado gasoso ao estado líquido, mesmo à temperatura ambiente.

O congelador é colocado na parte superior do refrigerador para que se formem correntes de convecção internas, possibilitando a mistura do ar a baixa temperatura. A pressão do ar no interior do refrigerador é uniforme, deixando a temperatura mais baixa, é mais denso que o ar das outras partes. O congelador funciona com uma serpentina que é colocada na parte superior.
Wilder Aguiar

1 comentário:

  1. Buenos días. Ocupo un condensador para un refrigerador. Tienen para vender?..

    ResponderEliminar