quarta-feira, 6 de maio de 2009

Digestão em seres humanos

Quando o alimento é deitado à boca, com a acção mecânica dos dentes (mastigação) e da enzima contida na saliva cujo nome é conhecido por ptialina. Transforma-se assim em bolo alimentar.
O bolo alimentar passa da faringe para o estômago, através dos movimentos peristálticos (tecido muscular liso) no esófago, continuando a sofrer a acção da saliva. Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar sofre a acção mecânica dos movimentos peristálticos, e a acção química do suco gástrico (contem pepsina), transformando-se em quimo.
O quimo segue então para a região pilórica, atravessa o duodeno onde recebe os sucos intestinais e o suco pancreático que, com a ajuda de enzimas, decomporão ainda mais a massa alimentar, transformando-a em quilo, que entra no intestino delgado.
Aqui, pelo efeito dos movimentos peristálticos do intestino, o quilo vai sendo empurrado em direcção ao intestino grosso, enquanto vai ocorrendo a absorção dos nutrientes, com a ajuda das viscosidades intestinais. A parte que não é aproveitada do quilo é, finalmente, evacuada pelo ânus sob a forma de fezes.

Tipos de digestão
  • Digestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas. Esse tipo de digestão é encontrado em protozoários e poríferos.
  • Digestão extra celular: ocorre totalmente fora das células, em cavidades do organismo (tubo digestivo). A digestão é exclusivamente fora das células, podendo ocorrer fora do organismo, digestão extra corporal, como os fungos, ou no interior do organismo, digestão intra corporal, como acontece nos animais.
  • Digestão extra e intracelular: inicia-se no tubo digestivo e completa-se no interior da célula. É o que acontece nos celenterados, onde a digestão inicialmente se processa no interior da cavidade gastrovascular, e em seguida, as partículas parcialmente digeridas são captadas por células da gastroderme, onde a digestão se completa intra celularmente.
  • Digestão extra corporal: ocorre fora do corpo do predador.

    Nelson Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário