quarta-feira, 29 de abril de 2009

Que transformações sofrem os alimentos durante a cozedura?

  • Mergulhando um alimento em água (ou vapor) à tempe­ratura de ebulição, sofre uma série de transformações físico-químicas mais ou menos profundas, segundo o maior ou menor período de tempo a que for submetido à acção do calor (tempo de cozedura).
  • De notar que a temperatura de ebulição só tem o valor exacto de 100ºC.
  • Aumentando a quantidade de substâncias dissolvidas, sob a temperatura de ebulição. Por esta razão e dado que a água de cozedura normalmente tem, pelo menos, sal (ou açúcar) dissolvida, a ebulição dá-se a uma temperatura superior aos 100ºC. Por outro lado, a pressão atmosférica tem também influência neste capítulo. Se estiver acima do normal, o ponto de ebulição ultrapassa os 100ºC.
  • A maior ou menor solubilidade na água de alguns dos constituintes dos alimentos (em especial vitaminas hidrossolúveis e sais minerais) implica um empobrecimento mais ou menos acentuado do valor nutritivo daqueles em benefício do líquido de cozedura.
    É possível favorecer ou contrariar a passagem das subs­tâncias solúveis, de acordo com a natureza do cozinhado a executar.
  • Em função do exposto, há possibilidade de variar as for­mas de procedimento de acordo com os resultados desejados.
Wilder Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário