terça-feira, 8 de setembro de 2009

O papel dos pais na infância

A linguagem é uma das aprendizagens da infância, entendendo-se o conceito de aprendizagem como um processo de adaptação ao meio. Esse processo é construído pela criança durante o seu desenvolvimento e está, no início da vida, relacionado ao ambiente familiar.
O bebé, inicialmente possui reflexos que lhe garantem a sobrevivência, como, por exemplo o reflexo de sucção que torna possível a sua alimentação. Depois, ele inicia a aprendizagem, passando de reflexos para comportamentos aprendidos, como, por exemplo sugar objectos pelo prazer da sensação que produzem. A evolução acontece a partir dos reflexos, que se transformam em comportamentos aprendidos que, posteriormente, chegam ao nível da representação mental, ou seja, da capacidade de pensar sobre as pessoas, objectos e situações na ausência física deles. A representação mental inicia-se mais tarde, aproximadamente a partir dos dois anos de idade.
Durante os seus primeiros anos, a criança aprende habilidades que serão importantes para toda a vida, tais como andar, comunicar através da fala, deixa de ser preciso o uso de fraldas e comer utilizando as próprias mãos, entre outras.
Nas situações em que ocorrem essas aprendizagens, nas quais a criança se encontra geralmente no ambiente familiar, são desenvolvidas também formas de aprender que influenciarão a aprendizagem futura, influenciando-a até á vida adulta.
Quando este processo ocorre de forma adequada, a aprendizagem acontece de uma forma equilibrada, contudo, há situações familiares que não favorecem este desenvolvimento.
Numa família onde, por exemplo, não são dados à criança o amor, a atenção, o tempo e as condições necessárias para que ela brinque, explore os objectos e situações, experimente sensações e aprenda com elas, pode ocorrer o desenvolvimento de um tipo de aprendizagem superficial, que pode levar a dificuldades de aprendizagem escolar ou alterações de linguagem.
Os membros da família, em especial as figuras materna e paterna, são muito importantes e o ideal é que sempre se tenha em mente a promoção do contacto com a criança, levando em conta as mudanças actuais na sociedade e as exigências económicas, que fazem com que cada vez menos se tenha tempo para o contacto familiar.
É preciso também ter conhecimento das mudanças que a família tem sofrido e trabalhar com elas. Actualmente as mulheres têm ocupado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, o que muitas vezes as afasta da casa e do contacto diário com os filhos. Os pais, por outro lado, têm participado mais, o que é importante, pois, além de dividirem com a mãe o cuidado com os filhos, fornecem a eles referências especificamente masculinas que são importantes para o seu desenvolvimento.
Tiago e Pedro

1 comentário: