quarta-feira, 15 de julho de 2009

Funcionamento da TV

As imagens móveis do cinema e da tv têm como base sólida, a ilusão.
Na realidade, não existe movimento nenhum nas imagens animadas do cinema ou da tv.
As primeiras experiências realizadas com imagens móveis mostraram que, que quando uma sequência de fotos era apresentada numa velocidade igual ou superior a 16 fotos por segundo, estas se fundiam dando a impressão de ser uma única imagem contínua. Embora os primeiros filmes mudos utilizassem uma velocidade de 16 ou 18 quadros-por-segundo, com o surgimento do som esta velocidade teve de ser aumentada para 24 quadros-por-segundo, em parte para atender ás necessidades de qualidade da nova banda sonora.
Uma câmara de cinema grava uma sequência de imagens completamente formadas, em cada quadro da película, da mesma maneira que uma máquina fotográfica de 35 mm grava as fotografias em um rolo de filme. A diferença é que a câmara de cinema grava imagens individuais numa velocidade de 24 quadros-por-segundo.
É bem diferente na TV. Em uma câmara de vídeo, cada quadro é composto de centenas de linhas horizontais, ao longo das quais existem milhares de pontos com informações sobre brilho e cor. Estas informações são percebidas electronicamente pela câmara de TV (e depois reproduzidas na tela do televisor), codificadas e ordenadas sequencialmente da esquerda-para-a-direita e de cima-para-baixo durante o processo de varredura (scanning).
A superfície do CCD (também chamado de chip) contém de centenas de milhares a milhões de pixels, que reagem electricamente à quantidade de luz focalizada em sua superfície.
As áreas de luz e sombra de uma imagem, detectadas nesses pontos, são transformadas em sinais eléctricos - volts - de acordo com a sua intensidade. Quanto mais brilhante a luz, maior o sinal (mais voltagem) gerado.
A voltagem de cada um desses pontos pode então ser "lida", linha por linha, num circuito electrónico. O processo é continuamente repetido criando, assim, uma sequência de mudanças constantes de informação de campo e quadro de vídeo.
Num certo sentido, este processo todo é invertido no aparelho de TV. A voltagem de cada pixel gerado pela câmara é transformada novamente em luz - que resulta na imagem que vemos na tela de TV.
Ivo Cardoso Nº15

1 comentário: