quarta-feira, 6 de maio de 2009

POLITICA DOS TRÊS R,s

- Reduzir- Reutilizar- ReciclarOs resíduos urbanos e industriais que acabam em lixeiras, sem o devido tratamento, prejudicam e contaminam gravemente o ambiente. Cada um de nós produz, em média, 1 kg de lixo por dia, que não é biodegradável, o que se traduz num grave problema ecológico e social.A Política dos 3 R’s tem como principal objectivo sensibilizar as pessoas para uma correcta gestão dos resíduos urbanos e industriais.O tratamento do lixo é baseado numa atitude protectora e economizadora daquilo que a natureza tem para nos oferecer. As soluções para tal procedimento passam por reduzir o consumo de produtos supérfluos, dar uso a coisas já utilizadas e promover a reciclagem dos restantes resíduos que não podemos aproveitar.REDUZIRA primeira regra a ter em conta é a Redução da quantidade de lixo produzido. Os consumidores devem adoptar comportamentos verdes, adquirindo materiais resistentes, que apresentem um maior tempo de vida útil, rejeitando tudo o que for de usar uma vez só. Devem preferir, por exemplo, toalhas e guardanapos de pano, em vez de papel, evitar comprar rolos de alumínio e de plástico, evitar o uso de loiça de papel ou de plástico, espalmar as embalagens por forma a conseguir-se uma redução significativa do volume de resíduos e escolher as embalagens para as quais exista um circuito organizado de reciclagem. As empresas, por sua vez, devem produzir menos resíduos, fabricando embalagens de menores dimensões, com menores gastos de energia e de recursos naturais.REUTILIZARReutilizar significa utilizar mais do que uma vez um determinado produto. Todos nós de uma forma mais ou menos consciente já tivemos comportamentos amigos do ambiente, nomeadamente no diferente uso que damos a certos materiais. Com um pouco de imaginação e criatividade podemos reutilizar materiais, dando-lhes outra funcionalidade. Uma simples lata de rebuçados pode ser aproveitada para colocar canetas, material de costura ou para decoração. As garrafas vazias de vidro ou plástico podem ser utilizadas para armazenar outras bebidas, as embalagens podem ser aproveitadas para outros fins, os electrodomésticos, os móveis, os brinquedos podem ser doados a pessoas carenciadas ou vendidos como objectos usados e as revistas, os jornais e os livros podem ser entregues em escolas, instituições, bibliotecas, centros de convívio e hospitais.RECICLARA reciclagem é um processo de transformação dos resíduos em novos produtos ou matérias-primas.Materiais como o papel, o plástico, o metal, a borracha, o vidro e a madeira, que já não satisfaçam as necessidades do seu possuidor devem ser separados selectivamente e colocados nos respectivos eco pontos.Estes materiais entrarão assim no circuito de reciclagem, dando origem a novos objectos que seriam descartados como lixo.
GRANDESTINO

Digestão em seres humanos

Quando o alimento é deitado à boca, com a acção mecânica dos dentes (mastigação) e da enzima contida na saliva cujo nome é conhecido por ptialina. Transforma-se assim em bolo alimentar.
O bolo alimentar passa da faringe para o estômago, através dos movimentos peristálticos (tecido muscular liso) no esófago, continuando a sofrer a acção da saliva. Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar sofre a acção mecânica dos movimentos peristálticos, e a acção química do suco gástrico (contem pepsina), transformando-se em quimo.
O quimo segue então para a região pilórica, atravessa o duodeno onde recebe os sucos intestinais e o suco pancreático que, com a ajuda de enzimas, decomporão ainda mais a massa alimentar, transformando-a em quilo, que entra no intestino delgado.
Aqui, pelo efeito dos movimentos peristálticos do intestino, o quilo vai sendo empurrado em direcção ao intestino grosso, enquanto vai ocorrendo a absorção dos nutrientes, com a ajuda das viscosidades intestinais. A parte que não é aproveitada do quilo é, finalmente, evacuada pelo ânus sob a forma de fezes.

Tipos de digestão
  • Digestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas. Esse tipo de digestão é encontrado em protozoários e poríferos.
  • Digestão extra celular: ocorre totalmente fora das células, em cavidades do organismo (tubo digestivo). A digestão é exclusivamente fora das células, podendo ocorrer fora do organismo, digestão extra corporal, como os fungos, ou no interior do organismo, digestão intra corporal, como acontece nos animais.
  • Digestão extra e intracelular: inicia-se no tubo digestivo e completa-se no interior da célula. É o que acontece nos celenterados, onde a digestão inicialmente se processa no interior da cavidade gastrovascular, e em seguida, as partículas parcialmente digeridas são captadas por células da gastroderme, onde a digestão se completa intra celularmente.
  • Digestão extra corporal: ocorre fora do corpo do predador.

    Nelson Duarte

Como funciona o congelador?

Um refrigerador doméstico guarda os alimentos a uma temperatura que vai de 3 a 5 ºC. Nestas temperaturas, as actividades dos micros organismos responsáveis pela destruição dos alimentos não cessam, mas tornam-se mais lentas. Os alimentos podem permanecer comestíveis por alguns dias.

Um refrigerador doméstico é uma máquina composta basicamente de um fluido refrigerante que é forçado a percorrer um circuito tubular contendo, em regiões distintas, um compressor, um condensador, um tubo capilar (ou uma válvula de expansão) e um evaporador.

O fluido refrigerante deve possuir características especiais como, por exemplo, baixa temperatura de vaporização (ou de condensação). Deve requerer pressões relativamente baixas para passar do estado gasoso ao estado líquido, mesmo à temperatura ambiente.

O congelador é colocado na parte superior do refrigerador para que se formem correntes de convecção internas, possibilitando a mistura do ar a baixa temperatura. A pressão do ar no interior do refrigerador é uniforme, deixando a temperatura mais baixa, é mais denso que o ar das outras partes. O congelador funciona com uma serpentina que é colocada na parte superior.
Wilder Aguiar

Corantes e Conservantes

Corantes
Os corantes são aditivos alimentares que são identificados por um código uniforme chamado de letra "E" São uma classe de aditivos sem qualquer valor nutritivo, introduzidos nos alimentos e bebidas com o único objectivo de conferir cor, sendo por esse motivo exclusivamente comercial. A manutenção da cor original de um produto processado ou armazenado é muitas vezes difícil devido ás possiblidades de reações que os vários tipos de pigmentos naturais apresentam. Como consequênçia, a adição de corantes artificiais estáveis tornou-se uma prática corrente, que garante a manutenção de cores aceitáveis, ou mais chamativas, de acordo com o gosto do consumidor local.

Os Conservantes

Os conservantes são aditivos alimentares, ou outras substâncias que previnem ou inibem os estragos causados nos alimentos e formulações farmacêuticas por fungos, bactérias e outros microorganismos. Podemos considerar como fontes de contaminação os materiais de embalagem, o ambiente de produção, o transporte do produto, entre outros. São classificados em quatro grupos principais: ácidos, mercúrios, neutros e compostos de amónio quartenário Para ser ideal um conservante tem de ser eficiente contra vários microorganismos, tem de ser estável e não ser tóxico nem irritante. Sem eles, muitos alimentos se deterioram após armazenados por apenas um ou dois dias. Os conservantes mais comuns acrescentados aos alimentos industrializados são nitratos e sulfitos.
Ivo Cardoso

Como funcionam as máquinas de refrigeração?

Para diminuir a temperatura é necessário retirar energia térmica de determinado corpo ou meio. Através de um ciclo termodinâmico, o calor é extraído do ambiente a ser refrigerado e é enviado para o ambiente externo.

Entre os ciclos de refrigeração, os principais são o Ciclo de refrigeração padrão por compressão, o ciclo de refrigeração por absorção e o ciclo de refrigeração por magnetismo. Em todos eles é necessário um corpo mecânico, que dê forma a este trabalho. Damos a este corpo mecânico o nome de máquina de refrigeração.

Qualquer destes corpos mecânicos que se destinem a refrigerar qualquer coisa, têm de ter os seguintes órgãos:
  • Compressor, condensador, ventilador, dispositivo de expansão, fluído refrigerante e evaporador.

Hugo Azevedo

Qual a diferença entre alimentos biológicos e os alimentos do dia-a-dia?

A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.A área de cultivo de produtos biológicos em Portugal cresceu 9,4% em 2008 e os portugueses consomem cada vez mais produtos sem químicos, valorizando, apesar da crise económica, a qualidade dos alimentos, informou a Lusa. Os dados são do Serviço Internacional para a Aquisição de Biotecnologia Agrícola e, já em 2007, Portugal estava entre os dez maiores produtores mundiais de alguns alimentos biológicos devido ao aumento de terra orgânica cultivável. Os alimentos do dia-a-dia são tratados com químicos, vindo a ser mais barato mas com uma qualidade muito baixa, enquanto os alimentos biológicos são mais caros mas com uma melhor qualidade.

Tiago Pinto

Qual o papel do detergente e a sua função?

Os detergentes são compostos por moléculas orgânicas de alto peso molecular, geralmente sais de ácidos graxos. Cada uma de suas extremidades apresenta carácter polar diferente. Um lado é apolar, enquanto o outro é polar. Essas extremidades possuem propriedades coligativas diferentes. Enquanto uma possui afinidade pela água (polar) a outra possui afinidade com gorduras e outras substâncias não solúveis (apolares). Essa interacção resulta em uma estrutura conhecida como micela (algo como uma almofada com milhares de alfinetes espetados), que remove a sujeira, auxiliando na limpeza.


Na prática diária se entende como detergente apenas as substâncias como sabões e similares, que emulsificam as gorduras ou matérias orgânicas devido a propriedade de suas moléculas possuírem uma parte hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma parte lipófila (que é hidrófoba). Esta propriedade é obtida ao oxidar um ácido graxo de cadeia longa como, por exemplo, palmítico, esteárico ou oleico com uma base alcalina, frequentemente de sódio, potássio ou cálcio. Este processo é denominado saponificação. O extremo da molécula que contém o ácido graxo é lipófilo, e o que contém o átomo alcalino é hidrófilo.



O principal representante dos detergentes é o sabão. As águas duras aumentam a hidrosolubilidade do sabão diminuindo o tempo de contacto entre o mesmo e a roupa, reduzindo a eficiência do sabão.. Os primeiros detergentes deste tipo, derivados do benzeno, foram amplamente utilizados nos anos 40 e 50, porém não eram solúveis e nem bio degradáveis, sendo ecologicamente danosos ao meio ambiente. Uma segunda geração de detergentes, os alquilsulfonatos lineares, são menos tóxicos e bio degradáveis.
Ricardo Mendes Almeida

Lixo Orgânico e Inorgânico

Resíduo orgânico

Na concepção técnica, o lixo deve ser visto e analisado sob o prisma biológico, assim lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica e moderna, abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.
Mesmo na actualidade esse tipo de lixo é considerado poluente e, quando acumulado, o lixo orgânico muitas vezes pode tornar-se altamente inatractivo, malcheiroso, em geral devido à decomposição destes produtos. Mas, caso não haja um mínimo de cuidado com o armazenamento desses resíduos cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de microrganismos que muitas vezes podem ser agentes que podem causar doenças. Lixo orgânico pode ser decomposto.
O principal componente do lixo orgânico é o lixo humano, composto pelos resíduos produzidos pelo corpo humano, tais como fezes e urina. O lixo humano pode ser altamente perigoso, uma vez que pode abrigar e transmitir com facilidade uma grande variedade de vermes, bactérias, fungos e vírus causadores de doenças. Uma realização primária da civilização humana tem sido a redução da transmissão de doenças através do lixo humano, graças à higiene e o saneamento básico. O lixo orgânico pode ser seleccionado e usado como adubo (a partir da composição) ou utilizado para a produção de certos combustíveis como bio gás, que é rico em metano (a partir da bio gasificação).

Resíduo inorgânico
  • Resíduos inorgânicos inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.
    A maioria do lixo inorgânico possui um grande problema: quando jogado directamente no meio ambiente, sem tratamento prévio, demora muito tempo para ser decomposto. O plástico por exemplo, é constituído por uma complexa estrutura de moléculas fortemente ligadas entre si, o que torna difícil a sua degradação e posterior digestão por agentes decompositores (primariamente bactérias). Para solucionar este problema, diversos produtos inorgânicos são bio degradáveis.
  • Resíduo doméstico: é o formado pelos resíduos sólidos produzidos pelas actividades residenciais e apresenta em torno de 60% de composição orgânica e o restante formado por embalagens plásticas, latas, vidros, papéis, etc.
    Resíduo sólido urbano: inclui o resíduo doméstico assim como o resíduo produzido em instalações públicas (parques, por exemplo), em instalações comerciais, bem como restos de construções e demolições.
  • Resíduo industrial: é gerado pelas indústrias, e é geralmente altamente destrutiva ao meio ambiente ou à saúde humana.

    FILIPE SARAIVA

Conservação de alimentos. Que tipo de cuidados?

Os métodos de conservação de alimentos permitem que se possa guardá-los para uso futuro sem que se estraguem. As contaminações alimentares ocorrem devido à presença de micro organismos que se proliferam em quantidades que se tornam prejudiciais à saúde do homem. Esses micro organismos estão em toda parte: no nosso corpo (mãos, nariz, boca, etc.), no ar, nos utensílios de cozinha (talheres, pratos e vasilhas), nos equipamentos como liquidificador, batedeira, etc. e, inclusive, no ambiente. Eles tornam-se perigosos (patogénicos) quando a sua quantidade é muito superior à tolerável pelo nosso organismo. Aliás, o ambiente de uma cozinha é muito propício à proliferação desses micro organismos, pois, geralmente, é húmida e quente (devido ao fogão e ao forno).As tóxico-infecções alimentares atacam, principalmente, as crianças. Por isso, os cuidados devem ser redobrados nas estações mais quentes.
Os sintomas mais comuns são o vómito, diarreia, dor de estômago, náuseas, febre e cãibras.
As causas que fazem com que um alimento se torne impróprio para o consumo, geralmente são:
· A temperatura de conservação inadequada;
· falta de higiene na conservação;
· um ambiente de preparação pouco higiénico
Os alimentos que proporcionam mais condições para a proliferação de micro organismos nocivos são os chamados perecíveis, como as carnes (bovinas, suínas, aves, peixes e frutos do mar), leite e derivados (iogurte, queijos e requeijão) e os ovos.

André Prata

Microorganismo na cozinha

Os microorganismos estão por todo o lado. Nas nossas mãos e corpo, no ar, nos utensílios de cozinha e mesmo nos alimentos que ingerimos. O facto de os alimentos possuírem microorganismos não os torna impróprios para consumo. O problema é que eles têm a capacidade de crescer muito rapidamente se as condições ambientais o favorecerem e por isso a forma como manipulamos os alimentos é essencial para assegurar a sua qualidade.
Todos os anos existem inúmeros casos de toxi-infecção alimentar. A sintomatologia apresenta-se geralmente com vómitos, diarreia, dores de estômago, febre, cãibras.
A maioria destes casos pode ser evitada através de regras adequadas à manipulação dos alimentos. As principais causas que originam um alimento impróprio para consumo são: temperaturas inadequadas a que os alimentos são sujeitos (ex.: falta de refrigeração ou de
cozedura), falta de higiene pessoal ou dos utensílios.

Toxoplasma gondii - protozoário que se pode encontrar por exemplo
em gatos, principalmente aqueles que têm acesso ao exterior. Este
protozoário pode viver no aparelho digestivo do gato e na maioria dos
casos não lhe provoca doença. No caso dos humanos é especialmente
perigoso para as grávidas pois é abortivo e causa anomalias no feto.

Staphylococcus aureus - bactéria patogénica que produz uma
toxina que não é destruída a altas temperaturas. Se dermos
condições de desenvolvimento à bactéria, esta multiplica-se, mesmo
que a seguir voltemos a ferver o alimento, matamos as bactérias mas
a toxina está lá. Esta toxi-infecção alimentar encontra-se geralmente
associada a alimentos que são muito manuseados (ex.: carne picada
cozinhada, alimentos feitos à base de carne e ovos etc.).

Alimentos Transgénicos – Devemos consumi-los?

Os alimentos transgénicos são alimentos que são alterados geneticamente em laboratório. Com esta alteração pretende-se que sejam mais resistentes às pragas de insectos e ás grandes quantidades de pesticidas a que estão sujeitos. Esta alteração também faz com que os alimentos geneticamente alterados se desenvolvam mais rapidamente e com tamanho e peso acima da média.

Esses alimentos podem causar alguns impactos ambientais, nomeadamente o aparecimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas, tal como a poluição de terrenos, lençóis de água, perda natural da fertilidade dos terrenos e também da biodiversidade.
Os alimentos transgénicos também podem trazer algumas consequências graves para a saúde, alguns estudos realizados revelaram que algumas variedades de alimentos transgénicos podem prejudicar gravemente o tratamento de algumas doenças, tanto no homem como nos animais. Algumas dessas culturas contêm genes que resistem a antibióticos.
Portanto, enquanto os estudos não revelarem se os alimentos trangénicos fazem bem ou mal, como precaução não os devemos ingerir. Enquanto as empresas não garantirem a qualidade desses alimentos devemos evitar a sua compra e o seu consumo, assim evitamos também que sejam plantados e ajudamos na protecção do meio ambiente.




Ricardo Feiteira